terça-feira, 14 de abril de 2009

Os 11 da Frigidaire

Hoje de manhã, entrei no escritório... e na penumbra, só consegui sentir aquele cheiro tão característico da casa do meu avô. Por momentos fechei os olhos e fui até lá a casa, à casa do homem que mandou vir uma máquina de lavar roupa da "Frigidaire". Mas não foi fácil. Portugal, anos cinquenta, interior, não era um quadro animador para se ser inovador. Mas ele foi, como sempre. Tanques e lavadeiras eram já coisa do passado, e um homem tem que pensar à frente do seu tempo, para que o tempo não o engula. Talvez por isso tenha vivido tanto tempo...Andou sempre à frente e só quando o físico já não aguentou mais, o tempo o apanhou numa manhã de outono. Mas voltemos à máquina. Ele queria uma máquina de lavar roupa, mas não uma qualquer! Era preciso uma de qualidade. Procurou, procurou e encontrou as máquinas "Frigidaire", o último grito americano! Mas...Não havia cá. Tinha que se mandar vir. E foi à loja e pediu, mas não dava. Não podiam encomendar uma máquina de tão longe, era muito caro. Tem a certeza Senhor David? Olhe que há cá boas coisas e mais em conta. Mas o aforrador e determinado David queria a melhor. Então quantas precisa de mandar vir? Duas? Não. Onze. Assim seja. Começou então a sua romaria às casas das boas famílias da terra, de quem era tão chegado, apregoando as boas qualidades da dita máquina. Para quê ó Manel? A rapariga cá de casa é que lava a roupa e é bem jeitosa...É preciso mandar vir uma de tão longe? É o que há de melhor, respondia ele. Por fim, e no meio de muitas conversas, argumentos, risos e perguntas, lá deram razão ao Manel e seguiram em frente. Manda lá vir isso. E ele mandou. E ainda lá está.


Curiosidade:

During the years that Frigidaire was owned by General Motors, they were very competitive in the automatic clothes washing machine business. Frigidaire engineer Kenneth O'Sisson, also credited with the design of the incrementing timer used on clothes washers and dishwashers for years to come, designed the Frigidaire automatic washer with the Unimatic mechanism in the late 1930s. Production of the first Frigidaire automatic clothes washers was halted due to World War II and therefore the machine was not formally introduced until 1947. The washing action of a Frigidaire automatic was unique in that the agitator pulsated up and down, a unique departure from the traditional oscillating type.

www.frigidaire.com

4 comentários:

  1. estou só a experimentar os comentários

    ResponderEliminar
  2. Deliciosa memória...o que é certo é que o teu avô provou que tinha razão no que toca a frigidaire. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Como de manhã não consegui cá deixar o meu comentário, ele está no meu sítio do costume...
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Decidiste "experimentar os comentários" para ver se a tua cunhada não estava a mentir ;)

    ...só mais uma coisa, já viste a quantidade de hipóteses que te dão para conseguires colocar um comentário?!?!?!escolhi o anónimo porque irritam-me estas coisas*#%*

    ResponderEliminar