segunda-feira, 30 de março de 2009

E no fim viveram felizes para sempre

E...Correu tudo bem! O meu filhote teve padrinho, teve madrinha, foi recebido pessoalmente à porta da Igreja, teve uma cerimónia bonita e até teve direito a dormir...Mais uma vez as ovelhas "ranhosas" não passaram da secretaria...E a ver pelo comportamento que apresentam, nunca vão sair. E ainda bem!

sexta-feira, 27 de março de 2009

Os secretários do senhor

Et voilá...Quando me preparava para suspirar com jeitos de missão cumprida relativamente aos papéis a entregar na Igreja...Toca o telefone....e....afinal....não está nada resolvido! Ligou-me um tal secretário do cartório paroquial, apresentando-se com um nome de pergaminhos duvidosos, quem sabe mesmo oriundos de uma criação pessoal que adiciona letras, "e" e "de" aos nomes, reclamando, com maus modos (próprios de gentes ditas finas), a entrega de uma certidão que tinha sido dispensada pelo próprio que vai celebrar o baptizado da minha criança. E aí eu percebi que, finalmente, a democracia tinha chegado à casa do Senhor....! Todos têm direito à sua opinião!
Isto tudo para elidir a presunção de má formação que impende sobre qualquer ovelha que se aproxime da casa do Senhor. Ao contrário das leis civis, onde existe uma presunção de inocência até prova em contrário, na Igreja temos uma presunção de culpa até que se demonstre o contrário. Temos que garantir que os padrinhos são baptizados e casados pela Igreja com papéis e selos brancos, caso contrário presumem que os padrinhos são feios porcos e maus ...
Mais um sinal da Igreja a favor do matrimónio, neste caso da culpa, que a Igreja casa com qualquer um, não correndo, nestas instâncias, o risco de morrer solteira.
Posto isto, talvez o meu filho tenha padrinho, talvez não, o senhor prior é que decide. Com certeza, manda quem pode, obebedece quem deve, lema da "outra senhora" ainda muito em voga nestas instituições...

quinta-feira, 26 de março de 2009

A espera

Hoje estou à espera de uma carta no correio. Espero que chegue hoje. Na Igreja estão à espera que eu entregue o papel. Espero conseguir e eles esperavam que eu já tivesse entregue. Também era de esperar que a casa de Deus não dificultasse tanto.

quinta-feira, 19 de março de 2009

O PAI


O pai... aquele que ama, acarinha, aconselha, embala, educa, ensina, ouve, grita, sofre... Tudo isto o meu pai fez e faz...à sua maneira. Não é igual a nenhuma outra, não só porque é o meu pai, mas porque é uma pessoa realmente única.
Hoje penso que o melhor programa que podíamos fazer a dois era...dormir...Partilhar o descanso que aos dois tanta falta faz...
Parabéns PAI

segunda-feira, 16 de março de 2009

O problema feminino mais velho do mundo


Não tenho roupa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quando muda a estação e se vivem tempos híbridos, lá vem mais uma crise do guarda fatos...Gostava de me curar disto, mas parece que é um mal que veio para ficar...Abro a porta do armário e...Não tenho roupa! De repente, todas as saias, calças, camisas e casacos surgem como um monte de trapos velhos que não faz sentido nenhum usar...Uns porque não tenho sapatos a condizer, outros porque não tenho camisolas para usar por baixo, outros porque não me servem, outros porque agora acho que me assentam mal, outros porque já não se usam...Enfim! Pior: em recuperação pós parto, 50% cai na parte do "não me serve", o que ainda é mais deprimente...E pior ainda: o meu lindo bebé vai ser baptizado daqui a menos de duas semanas e eu não tenho roupa...Para mim, para ele e para a minha filhota! Arrastei os meus filhos para este problema que parece insolúvel numa segunda feira de manhã...Uma espiral de trapos tomou conta da minha família...menos do pai, claro! Que com toda a calma me disse: Gostava de comprar uma gravata nova para o baptizado. Que me dizes? Que te digo? Que NÃO TENHO ROUPA! Que a tua família inteira está sem fatiotas para o baptizado e tu...só queres uma gravata nova! Francamente! Gozas com a nossa situação de ostracizados do guarda fatos...E amanhã, pela manhã, abro o guarda fatos e...(amanhã digo-vos...)

quinta-feira, 12 de março de 2009

Para descontrair

E se, por momentos, mandassemos tudo" às urtigas" e fossemos dançar? Simplesmente dançar...

segunda-feira, 9 de março de 2009

A (de)pressão social


Quando somos pequeninos perguntam se queremos ter inglês ou francês, depois se vamos para letras ou ciências, que curso vamos tirar, quando é que começamos a trabalhar, quando é que compramos uma casa, quando é que casamos, quando é que temos o primeiro filho, o segundo e por aí fora...Fora as perguntas de pseudo-preocupação, e agora refiro-me àquelas que ultimamente mais me batem à porta: a recuperação pós parto. É verdade: quase toda a gente tem qualquer coisa a dizer sobre as minhas ancas, peito e rabo. Não sabia que eram assunto de interesse, mas estamos sempre a aprender. Não raras vezes detecto um olhar perscrutador que termina, simpática e invariavelmente, com um "não estás mal para quem teve um bebé há tão pouco tempo" " isto demora a ir ao sítio" "tens que fazer ginástica" e por aí fora...Assim, sem mais nem quê, parece que estamos na feira do gado e nos apreciam para vermos se estamos boas para abate, consumo ou pasto...Está bom de ver o que nos fazem sentir... É assim a pressão social: temos sempre que fazer alguma coisa, que saber o que vamos fazer e, de preferência, que seja igual ao que a maioria faz, caso contrário seremos apelidados de esquisitos, desgovernados ou inconscientes...E a pergunta que se põe é sempre a mesma. E o que têm a ver com isso?

quinta-feira, 5 de março de 2009

A informação informada

"45 dias depois de subir ao poder, Obama já exibe alguns cabelos brancos"

"Desde o anúncio da sua candidatura à presidência, em 2007, o cabelo negro de Barack Obama tornou-se cada vez mais grisalho, em particular nas têmporas e na parte de cima de cabeça", observa o Washington Post.

"Isso não acontece com todos, naturalmente. Bill Clinton ainda tinha metade do cabelo escuro quando assumiu o cargo, mas os seus cabelos ficaram totalmente brancos dois anos depois; e George W. Bush passou da 'água para o vinho' num abrir e fechar de olhos", afirmou, por sua vez, o New York Times.

Será que 90 dias depois passará a sofrer de obstipação? E 25 dias depois já não comia farelos ao pequeno almoço?

Assim vai a informação no mundo...