sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O orgulho de ser português

Às vezes é bom ver que nada muda...Os portugueses pelam-se por se auto criticar, deprimir, dizer que "lá fora" (seja lá onde isso for...) é que sabem, é que fazem as coisas como deve ser...Enfim, somos um povo a transbordar de orgulho nacional...Mas, alto lá! Quando se dá alguma catástrofe, escândalo ou acontecimento insignificante no planeta...Aí estamos nós a reclamar algum parentesco com a vítima ou com o agressor! E não raro é ouvirmos: "Turista brutalmente assassinado por neto de portugueses"; "Avó de vizinha da vítima vive em Alfornelos"; "premiado em Cannes tem jardineiro que passava férias em Mondim de Basto"...E por aí fora...O orgulho de ser português! Porventura uma consciência de estar em todo o lado que nos ficou da época dos descobrimentos...E de andar a espalhar a alma lusa pelo mundo...Quem sabe... Mas eis que agora estamos a alargar horizontes: a nossa presença estendeu-se aos canídeos! Obama vai ter um cão de água....PORTUGUÊS! É o orgulho nacional na Casa Branca: Não entramos pela porta do cavalo, é certo, ficamos pela do cão! E viva o povo que é quem sabe!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carpe Diem

E continua sol...E o mau karma foi-se embora!....
Há que desfrutar dos momentos de alegria e felicidade, pois é o melhor que há a fazer e nunca se sabe quando acabam... Eu sei que isto parece um cliché, um banal lugar comum, mas pus-me a pensar bem nisso e aderi conscientemente a este lugar comum. Passamos muito tempo a preocupar-nos com coisas que não mudam e que têm tendência a piorar. Para quê? Vamos mas é aproveitar os bons momentos, telefonar aos amigos, brincar com os filhotes, namorar...E tudo e tudo e tudo...
Carpe Diem

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Mau karma

Hoje tem estado tudo mal disposto, pessimista, tenso, derrotista, melancólico...E eu estou que nem uma esponja a absorver isto tudo ...Xôôôôô! É sexta feira, é carnaval, está sol!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A anatomia do hospital

Ontém fui ao hospital. Felizmente, vou lá pouco, mas foi a primeira vez que lá fui depois de ver a Anatomia de Grey...Que visita dolorosa...Onde é que andam os médicos bonitões, as médicas bem parecidas, os doentes com ar saudável, as batinhas bonitinhas e os lenços fashion? Onde andam?
Ao invés ouvi chamar os doentes do " guichet 1 à sala da triagem" num tom roufenho que a todos nos deprime, passando por um guarda de porta com um ar cavernoso...Volta Dr. Sheperd, estás perdoado...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

2ª feira

O tempo é sempre o mesmo, mas durante o fim de semana passa mais depressa....

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

As coisas simples

Ontém os meus olhos brilharam ao ver a minha filhota acreditar que tinha feito magia...Numa cena completamente banal do quotidiano, sobretudo no Inverno, fomos à farmácia. Depois de mirar e voltar a mirar aquelas prateleiras cheias de cremes de emagrecimento, anti-celulite, comida para as criancinhas, pomadas para o rabinho dos meninos que oferecem ursinhos, rocas e outros que tais e, lá ao fundo, bem no fundo, uns misteriosos armários brancos que, ao que parece, têm medicamentos, a minha filhota estava radiante. Porventura irei ter alguma dificuldade em explicar-lhe que o que se vende na farmácia são medicamentos, pois, ao que parece, esses estão escondidos atrás do alfabeto das gavetas, mas dada a elasticidade da cabeça e imaginação das crianças, talvez seja bem sucedida. Uma simples ida à farmácia agradou a minha filha. Mas o melhor foi à saída quando, depois de um entusiasta "abracadabra" frente à porta, esta se abre assim, sem mais nem quê...O sorriso e o brilho dos olhos dela fizeram todos os presentes sorrir e, por um segundo que seja, acreditar que a porta se abriu só por isso e não por aproximação de um corpo ao sensor. É a magia da inocência a funcionar!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Eu acredito

Eu acredito no imaginário...Em coisas que não se vêem...Não se tocam, nem se cheiram...Acredito no que sinto. Muitos riem, mas a minha existência é, porventura, mais rica do que a daqueles que só conseguem ver o palpável. Não é um problema ser assim, é uma bênção.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Os alertas

Certamente haverá ainda quem se lembre como era saudável viver sem alertas laranjas, amarelos ou verdes às pintinhas...Como se não fosse castigo suficiente o mau tempo, ainda temos que viver alarmados e amargurados com a paleta das cores dos alertas...
Sim, porque eu ainda sou do tempo em que só chovia, em que se espreitava pela janela, via-se a chuva e nos vestíamos para combater o rigor do Inverno, em que não olhávamos com desconfiança para as árvores com receio quer caíssem, em que não telefonávamos aos nossos familiares que andavam na estrada a recomendar mil e uma precauções, nem nos pediam fotos do mau tempo para publicar (como fazem actualmente na net, ex).Estava mau tempo e pronto! Logo havia de passar. Agora passa com sofrimento, porque é tudo muito colorido.
Venha o sol que é amarelo e, nesse caso, não é mau!